O câncer de intestino é um dos mais incidentes no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de próstata e do de mama. A boa notícia é que, se for diagnosticado precocemente e tratado corretamente, as chances de cura são relativamente altas.

Alguns hábitos favorecem o aparecimento do câncer, como a alimentação rica em gordura animal, pobre em fibras e com corantes. Os alimentos defumados também contêm substâncias que levam ao desenvolvimento da doença.

O abuso do álcool e tabaco também é um fator de risco. Por isso, manter uma vida saudável é muito importante para prevenir o câncer de intestino assim como outros tipos de câncer.

A colonoscopia é o exame indicado para o diagnóstico do câncer de intestino. Este exame também pode ser considerado um exame preventivo, pois quando são visualizados pólipos (lesões benignas), estes podem ser retirados antes de evoluírem para o câncer.

O câncer de intestino é uma doença séria e bastante comum. Por isso, não deixe de consultar um médico regularmente e realizar exames periodicamente, principalmente após os 50 anos.

Leave a reply